Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Módulo Web 2.0

EEFM ESTADO DO PARANÁ
FORMAÇÃO UCA- UM COMPUTADOR POR ALUNO
MÓDULO WEB 2.0- REDES SOCIAIS
Data: 16/06/2011
Tema: O uso do twitter para publicação de uma micro crônica
Responsável: Catarina Tavares/NTE

Modalidade : Esta atividade poderá ser adaptada para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
Componente Curricular: Língua Portuguesa
O que o professor poderá desenvolver com esta aula:
 Ler, interpretar o gênero crônica.
 Desenvolver a síntese.
 Identificar a ideia principal do texto.
 Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes.
 Criar, caso ainda não tenha, uma conta no Twitter.
Competências e Habilidades que poderão ser trabalhadas nesta atividade:
SPAECE:
D5- Identificar o tema ou assunto de um texto.
D14- Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
ENEM:
H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
Duração da Aula:
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados com o professor:
Possuir conhecimento básico de navegação na internet;
Conhecer o funcionamento básico da rede social Twitter
Estratégias e recursos: texto impresso da crônica Para roubar um coração, é preciso que...(Luís Fernando Varríssimo) http://pensador.uol.com.br/frase/MTkxMTc
e o laptop com internet, ou mesmo o uso do LEI.

3ª Etapa – Esta etapa deverá ser realizada com o uso do computador com internet.
Permanecendo as mesmas duplas, os professores irão trabalhar no computador com a síntese da crônica transformando-a em micro crônica utilizando apenas 140 caracteres, seguindo as regras do twitter.
Após postagens efetivadas das duplas os professores deverão ler as postagens dos colegas e eleger duas melhores micro crônicas.
Caso exista professor que ainda não possua conta no twitter, deverá fazer seguindo as orientações a seguir:
 Acessar o site do Twitter;
 Clicar em “Sign up now” (inscreva-se agora);
 Cadastre se “Full name” (nome completo);
 Cadastre seu “Password”, a senha que irá usá para acessar o seu Twiter;
 Cadastre-se seu “Username”, o nome de usuário que você usará para acessar sua conta
 Após esse cadastro inicial, clique em “Next step: Yuo’re done!” para acessar sua conta do Twitter. Após esse processo, a conta já está criada.
 Para que possa procurar/adicionar contatos, o aluno deverá clicar em “Find people” (barra superior de ferramentas)
Dicas retiradas da aula “O Twitter como um diário-público de comunicação para a turma”. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18467
Acessada em: 22/05/2011 às 23h:22min
OBS: Hoje já existe a opção de usar o Twitter em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário